A Dame Dos apresenta 3 diferentes formas de como assar um bom vazio.
Um dos cortes mais tradicionais dos assados e parrillas e afins, o vazio pode ser preparado de várias maneiras pelo assador. Em função do sabor e do aproveitamento de praticamente toda a peça, é uma das melhores carnes para o churrasco.
Separando as partes da carne
Normalmente, trabalhamos essa peça do jeito mais simples e prático, separando a parte magra da parte gorda. A parte magra pode ser feita na parte de baixo da grelha, com fogo forte. Por se tratar de um pedaço com pouca gordura, fica pouco no fogo para chegar ao ponto. Nós indicamos que seja servido mal passado. A parte gorda pode ser assado de duas maneiras: com mais tempo, sendo colocada mais longe do fogo, com o lado da gordura virado para cima. Depois que a carne já está assada, pode baixar para dourar a gordura. Nesse caso, a carne deve ser servida rosada por dentro.
Vazio gordo em tiras
Uma forma pouco usual mas muito saborosa é preparar a parte gorda da peça cortando-a em tiras, por ser mais prático. A carne deve ser preparada como um Assado de Tira, próximo ao fogo e com muito calor na brasa. O ponto é o mesmo, mal passado: rosado por dentro e levemente mais assado por fora.
A peça inteira
Outra alternativa é preparar a peça inteira, é a maneira mais convencional. O processo exige mais tempo assando, e é semelhante ao da parte gorda, quando separamos as partes. Depois de assar mais longe do fogo por algum tempo, aproximamos da brasa forte ou até mesmo das chamas para dourar a gordura e finalizar o assado. O ideal é servir a carne toda de uma só vez.
Os assadores tem a mania de deixar a carne rosada e mal passada dentro.
Sou gaúcho e digo que o bom churrasco é o suculento bem passado e se assa com sal grosso em neve e iniciando meio baixo girando o espeto com freqüência pra não queimar a carne. Esse prática irá celar a carne e em seguida com muito calor na brasa ou na lenha, levantar o espeto afastando a carne da brasa para assar pelo tempo suficiente de assar por dentro.
Essa celada faz com que você consiga assar ela 100% não deixando o caldo dela sair e assim ter uma carne bem passada sem se quer rosada, sem sabor de sangue (nojeira) e bem suculenta. Mas suclenta mesmo.
Bater a carne com um batedor de alumínio ou uma faca grande pra tirar o sal. Isso abrirá um pouco as fibras da carne deixando escapar um pouco do suco. Mas isso compromete em nada a suculência da carne.
Só servir e se surpreender.
Buenas, Rafael! Agradecemos pela participação, pois toda opinião a respeito de assado agrega. Respeitamos as propostas contrárias às nossas, mas nesse blog buscamos mostrar os nossos métodos e procedimentos. Por favor, siga participando e entrando em contato.
Obrigado!
Primeiro gaúcho que vejo que come carne bem passada e acha o suco de proteína da carne “nojeira”.
Tem certeza que é gaúcho? Até entende as pessoas gostarem de pontos diferentes, mas ter nojo da carne e afirmar que o bom é bem passado é bem estranho pra um apreciador de bons cortes.
Rafael também sou gaúcho e a carne pra mim é ao ponto no caso quase mal passada por dentro, não existe carne melhor e macia!
Carne bem passada tem sabor nenhum, me desculpe na minha opinião vc não entende
u nada de churrasco s
Sou gaúcha e penso o mesmo que tu.
Carne bem passada não tem gosto, quem faz assim não entende nada de churrasco
O sabor da carne varia de acordo com a região do nosso país, da idade do bovino abatido, o tipo do corte. Não dá para afirmar qual é a melhor, mal passada ou bem, depende do corte e, do preparo, do nível do assador. E gosto é que nem c* cada um tem o seu!
Depois de assada.conforme seu gosto nunca bata na carne para tirar o sal pois abrirá a fibra e suco vai fora . Eu tiro o sal com calma raspando a carne com o fio da faca bem de leve.