You are currently viewing Alcatra e bananinha: veja como surpreender os seus convidados

Alcatra e bananinha: veja como surpreender os seus convidados

  • Post author:
  • Post category:Cortes

Elas são incomuns em churrascos, mas extremamente deliciosas e fáceis de fazer

Alcatra e bananinha são dois cortes de carne que não estão entre os mais tradicionais do churrasco, mas são muito saborosos. Gostamos de ambos e vamos falar um pouco do que são e o melhor modo de preparo.

A alcatra é normalmente utilizada para fazer bifes, mas também é excelente para o assado. O modo de preparo é semelhante ao do bife de chorizo, conforme já citamos no texto As diferenças entre contrafilé e entrecot. Ela deve ser cortada em medalhões, com aproximadamente dois dedos de largura. Utilizamos sal fino ou parrillera para temperar. Deve ser assada com a grelha bem quente, com fogo forte. O ideal é que seja servida mal passada ou ao ponto para mal.

Muitas pessoas costumam nos perguntar de que parte do animal é a alcatra. Ela é a continuação da picanha, portanto, a parte que possui a capa de gordura tende a ser mais macia, pois está na divisão com a picanha. Pelo sabor marcante que possui, recomendamos a alcatra como uma boa opção para o assado. O gosto é mais forte que o do bife de chorizo, por exemplo.

            Pelo nome diferente, a bananinha muitas vezes cai no esquecimento, mas podemos garantir que é um dos cortes mais saborosos para se assar. A bananinha é a carne que está entre os ossos da costela, junto ao entrecot. Como vem cortada em pequenos pedaços, basta colocar na grelha quente em fogo forte para assar. O tempero é o mesmo da alcatra, podem ser utilizados tanto sal fino quanto parrillera. Por se tratar de uma carne que possui uma boa camada de gordura e permanece suculenta após ser assada, pode ser servida ao ponto. Nós gostamos mais dela servida em um ponto menos, mas isso obviamente varia conforme o gosto de cada assador.