You are currently viewing 5 assadores famosos para conhecer e aprender novas técnicas

5 assadores famosos para conhecer e aprender novas técnicas

Confira alguns dos principais nomes da atualidade

Não importa onde você esteja, certamente vai encontrar alguém fazendo churrasco. Com suas particularidades e técnicas diferentes, cada lugar do mundo possui sua forma de preparar um bom assado. O churrasco, como conhecemos no Brasil, é oriundo do Pampa, região da América do Sul que reúne Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina. O churrasco remete às comunidades indígenas, que assavam a carne ao ar livre numa fogueira. Com o passar das décadas, esse modo de preparo foi sendo incorporado  pelos tropeiros, se popularizando entre os habitantes do Sul e de todo o país. 

Mesmo que no Brasil e em outros países da América do Sul tenhamos uma visão bem diferente do que é um churrasco, existem diversas técnicas e modos de preparo que são compartilhadas entre as diversas culinárias. Além disso, o desejo de comer uma carne bem preparada, no ponto ideal e saborosa, atravessa os paladares de todo o mundo. Pensando nisso, reunimos cinco nomes internacionais da gastronomia churrasqueira para conhecer e aprender novas técnicas. Confira:

 

Francis Mallmann

“O segredo para um churrasco perfeito é ter muita paciência e tempo para prepará-lo. A pressa é a grande inimiga da carne saborosa”, disse o chef argentino em entrevista ao portal Terra. Nascido na Patagônia, Francis Mallmann é um dos maiores chefs do mundo, especializado em culinária argentina e com foco em vários métodos patagônicos de churrasco. Mallman é adepto do modo rústico de fazer comida, fugindo de molhos e ingredientes requintados e trazendo um estilo simples que agrada desde clientes a especialistas e celebridades – seja na grelha, no forno a lenha ou no fogão. 

 

Agustin Mallmann 

Sobrinho de Francis Mallmann, Agustin herdou do tio o gosto pelo fogo e pela carne. Aos 18 anos, estreou na gastronomia trabalhando no restaurante de Francis, na cidade uruguaia de Garzón. E começou do fundo: picando salsa e lavando verduras. Foi trabalhando com o tio que aprendeu e aprimorou suas técnicas de cozinha, especialmente no manejo do fogo. Atualmente, o chef trabalha com eventos e ministra cursos.

 

Santi Roig

Chef argentino, Santi Roig é sócio do La Borratxeria, restaurante de São Paulo especializado no preparo da típica parrilla argentina. No cardápio do restaurante, encontramos mais de 30 opções de pratos, com destaque para os assados – mollejas, chorizo, choripan, matambrito, bife de ancho, hambúrgueres autorais, entre outros. “O bom churrasqueiro só precisa ter resistência ao fogo e confiança, porque não dá para abrir a carne para ver se ela está boa”, pontuou Roig em entrevista ao UOL.

 

Lennox Hastie

Chef australiano, Lennox Hastie é dono do restaurante Firedoor e foi destaque no Netflix Chef’s Table: BBQ. Hastie ficou conhecido por suas técnicas incomuns de cozinhar, usando apenas o fogo para preparar seus pratos, sem o uso de eletricidade ou gás. No seu restaurante, Lennox tem dois grandes fornos a lenha, que usa para preparar as carnes e outros alimentos como alfaces, cocos e até pastelaria. A maturação da carne também é um diferencial do chef, que ultrapassa os habituais 30 dias e alcança quase 200 dias de preparo. 

 

Jose Gordón

Criador de gado e chef espanhol, Jose Gordon aposta no retorno às origens para preparar seus assados. “Para mim, o passado é onde está a essência de todas as coisas, é quando as coisas eram simples, naturais. Hoje quase tudo está manipulado”, disse Gordón em entrevista ao portal Valor Econômico.  Para chegar à “melhor carne do mundo”, o chef aposta no cuidado e atenção rigorosos em todos os processos – desde a criação do gado até o preparo da carne. O carro-chefe do seu restaurante, Bodega El Capricho, é “chuletón de buey”. 

 

Leave a Reply