You are currently viewing Vamos te ensinar a assar a melhor costela da tua vida

Vamos te ensinar a assar a melhor costela da tua vida

  • Post author:
  • Post category:Cortes

Há três maneiras diferentes de cortar e assar uma das carnes mais tradicionais dos gaúchos, argentinos e uruguaios

 

Setembro é especial para os gaúchos, mês em que se assa ainda mais carne do que o habitual! E não poderíamos falar sobre outro corte que não fosse a saborosa costela. É um dos mais tradicionais, muito consumido por nós e nossos hermanos argentinos e uruguaios. Então presta atenção aqui que nós vamos te mostrar três maneiras diferentes de cortar e assar essa delícia.

  • Costela cortada para espeto:
    Começando pelo básico. Normalmente ela é cortada com largura de três a quatro dedos, fazendo com que cada peça tenha, aproximadamente, um quilo. Gostamos de assá-la com tempo de sobra no relógio para que fique macia, solte do osso e seja servida com o sabor realçado. Sempre a deixamos mais longe do fogo médio, com a parte do osso para baixo, por pelo menos duas horas. Assim que estiver dourada embaixo, viramos para dourar a capa de gordura. Depois disso é só correr pro abraço. Vale lembrar que o tempo e a paciência são o grande segredo para assar esse corte.

 

  • Costelão:
    Idem aqui! Muito tempo e paciência, velho. A janela, como é conhecida, exige uma hora de fogo por quilo para que a carne se desmanche e saia do osso. É importante ter bem fixado em mente que o tamanho da peça influencia diretamente no tempo do processo. Consideramos que a melhor maneira de assar o costelão é no fogo de chão, utilizando apenas lenha. Se tu preferir, também dá pra fazer em churrasqueiras e parrillas, com fogo médio e cozimento lento, iniciando sempre com a parte dos ossos virada para o fogo. Vire a gordura para baixo apenas antes de servir para que fique dourada.

 

  • Assado de tira:
    Por fim, o assado de tira, inicialmente consumido nas parrillas argentinas e uruguaias, mas cada vez mais encontrado nas nossas casas de carne. Gostamos de trabalhar com tiras finas, com um dedo de largura. O processo para assar é inverso aos outros dois já citados, pois a tira deve ser feita com fogo forte e com mais proximidade da brasa. É um corte saboroso, mas deve ser bem escolhido para que não seja duro. Para ficar suculento, servimos ao ponto.

 

  • Tempero:
    Para dar o toque final. Quando assamos costelas, independente do corte, temos preferência por apenas sal e defumação com lenhas. Simples, mas muito saboroso. No entanto, especialmente para o costelão, é válido utilizar outros temperos a gosto. Joga todo o teu talento de assador na carne e tempere à vontade. Se fores utilizar o fogo de chão, é interessante fazer uma salmoura para temperar, também com condimentos à sua escolha.