You are currently viewing Saiba qual a quantidade exata por pessoa no churrasco

Saiba qual a quantidade exata por pessoa no churrasco

Não confie muito no padrão de 300 gramas. Algumas variáveis podem alternar esse número

 

Calcular a quantidade de carne por pessoa para fazer um assado não é algo simples, pois depende de algumas variáveis. Criou-se um padrão de trezentos gramas por pessoa. Mas, por experiência própria, raramente conseguimos utilizar esse número nos eventos. Buscamos nos aproximar dos quinhentos gramas para que todos fiquem satisfeitos e não falte carne.

Para iniciar, nos informamos se o assado será servido em tábuas ou pratos. Normalmente, quando servido em petiscos, se come mais por mais tempo. Em pratos, os pedaços são maiores e o público acaba consumindo menos, permitindo que o cálculo de quatrocentos gramas por pessoa seja suficiente. Para tábuas, sugerimos meio quilo, no mínimo, por pessoa.

Outra informação importante é o tipo de público. Pessoas com mais idade costumam comer menos, principalmente se o assado é feito à noite. Para grupos jovens, o cálculo deve ser maior, pois em geral comem enquanto tem, especialmente em petiscos.

Por fim, sugerimos avaliar o tipo de carne para calcular a quantidade. Sempre levamos em conta o desperdício, seja gordura (especialmente em caso de costela) ou osso, e se o corte em si é mais gordo, como um vazio, por exemplo, que possui capa de gordura. Quanto mais gorda a carne, mais pesada, por consequência. Uma peça inteira de bife ancho ou bife de chorizo, por exemplo, tem pouquíssimo desperdício, portanto, rende mais.

Leave a Reply