You are currently viewing Saiba por que só servimos a carne na madeira

Saiba por que só servimos a carne na madeira

Não gostamos de usar pratos ou recipientes de metal por motivos de praticidade e tradição

 

Tem coisa melhor do que assar um churrasco bagual e servir direto na gamela? É aquela típica cena de cortar a carne em pedaços e passar de mão em mão pro pessoal saborear enquanto conversa. Isso torna a junção entre amigos e familiares muito mais dinâmica. Nós adoramos, por isso vamos te dar algumas dicas sobre tábuas, gamelas e bacias.

Respondendo à grande pergunta que tu vais nos fazer:
Pra começar, tu nos pergunta: por que não usar pratos? “São muito mais leves, práticos e fáceis de limpar”. Daí te rebatemos de bate-pronto: sabia que pratos e recipientes de metal são prejudiciais às facas? Por isso indicamos que as tábuas sejam sempre de madeira, de preferência lisas e bem lixadas. A madeira não estraga o fio das facas e permite que os cortes sejam feitos com facilidade. Ah, e na madeira não tem aquele barulhinho agoniante de faca em prato, sabe? Cara, madeira é vida!

Respondendo à tua segunda grande pergunta:
“Tá, resolvi poupar as facas do querido assador, não quero que ele fique afiando toda hora. Mas como limpar a madeira?”. Ótima questão! É importante manter as tábuas bem limpas, pois a madeira sempre acaba mantendo uma pequena quantidade de gordura. Indicamos usar água fervida, simples.

Um detalhe importante sobre as tábuas:
Dá uma olhadinha nas opções quando fores comprar uma. Note que algumas terão borda, uma espécie de depressão nas beiradas. Essa é a tua escolha perfeita por ajudar a manter a higiene. Essa pequena borda impede que o suco da carne escorra para fora da tábua. Também é importante verificar o tipo de madeira utilizado para fazer os materiais de tábuas, gamelas e bacias para que não passe nenhum gosto para a comida.

E pra finalizar com espeto de ouro:
Um detalhe importante. Quando a carne ainda está crua e sendo espetada, normalmente não utilizamos gamelas de madeira e optamos por bacias de plástico. Elas são mais leves e fáceis de higienizar depois. “Tá, mas vocês querem me enlouquecer, acabaram de indicar madeira!”. Calma, velho, a gente te explica. Utilizamos tábuas, gamelas e bacias de madeira na hora de cortar e servir a carne assada! Fechou todas?

Leave a Reply