You are currently viewing Como salgar a carne: entenda tudo sobre o sal no churrasco

Como salgar a carne: entenda tudo sobre o sal no churrasco

Temperar a carne é parte fundamental do processo de assar o churrasco. E o sal é o principal tempero utilizado para realçar o sabor do assado. No entanto, é preciso ter cuidado na hora de utilizar o sal. Ele pode comprometer muito o resultado do churrasco. Para não ter erro, a Dame Dos esclarece algumas dúvidas e dá dicas de como salgar a carne na medida certa para ter um churrasco saboroso e sem surpresas. Confira:

Qual sal utilizar?

O sal que mais usamos é o Entrefino, conhecido como Parrillero. Esse sal permite total interação com as irregularidades da carne, salgando de maneira uniforme e gradual. Além disso, ele retém um pouco mais de líquido que o Sal Fino e tem melhor absorção, sendo ideal para cortes de carnes mais grossas. 

O Sal Fino também pode ser utilizado para temperar a carne, mas é preciso ter cautela e conhecimento para aplicá-lo e não passar do ponto. Já o Sal Grosso, um dos mais populares do churrasco, não costumamos utilizar. Se quiser saber mais sobre os tipos de sal, clique aqui. 

Qual o momento de salgar a carne e medida de sal?

Não existe momento certo ou errado para salgar a carne”, pontua Gonçalo Cirne Lima, sócio da Dame Dos. De acordo com o assador, o processo mais comum é colocar a carne na brasa e salgar conforme for virando o assado. A única exceção é a costela: “A gente assa sem sal e coloca o sal só quando corta”, ressalta o assador. 

Em relação à quantidade do tempero, também não existe muito padrão, variando de acordo com o gosto de cada um. “Nós colocamos uma quantidade que cubra mais ou menos toda a primeira camada da carne, sem exagero! Se a gente julgar necessário, colocamos mais um pouco com a carne já cortada”, explica Gonçalo. 

Podemos usar outros temperos?

Além do sal, a Dame Dos não costuma usar outros temperos em seus processos habituais. Em geral, apenas os cortes de porco e cordeiro são temperados com algo além de sal, levando limão-siciliano. 

Gostou das dicas? Conta pra gente como é o churrasco por aí!