You are currently viewing Grelha ou Espeto? Saiba qual é o ideal

Grelha ou Espeto? Saiba qual é o ideal

Não é comum a preferência por grelhas, no entanto, elas dão mais qualidade ao churrasco

 

Grelha ou espeto?

Eis a questão. Uma das perguntas que mais ouvimos quando estamos assando nos eventos é: “por que vocês usam grelhas?” Muitas vezes, essa interrogação vem acompanhada do seguinte comentário: “churrasco de verdade é com espeto!”. Pois no nosso churrasco, sempre utilizamos grelhas. Optamos pelas grelhas feitas de ferro, semelhantes aos materiais utilizados em parrillas no Uruguai, que permitem que o calor seja distribuído igualmente por todo o alimento, cozendo-o de forma homogênea.

A principal razão de não usarmos espetos é que não gostamos da ideia de perfurar a carne, pois ela perde suculência. Nas grelhas, com auxílio de pinças para manejar os cortes, conseguimos manter todos os líquidos da carne, o que é fundamental para conservar o sabor. Além disso, a própria grelha agrega sabor ao assado, a partir do momento que ela já está “curtida”.

Para encontrar o ponto ideal de determinados cortes, como Contrafilé e Entrecot, as grelhas também facilitam bastante. E não é só para assar carnes que as grelhas são adequadas, mas também para os mais diversos vegetais e peças recheadas. Apesar da tradição de assar no espeto, entendemos que as grelhas são ideais para um bom assado.

Limpeza da grelha

Quanto a limpeza, sempre que possível, tente lavar os materiais utilizados imediatamente após o uso. Além de ser mais fácil, evita que o sal possa corroer os acessórios. Para limpar a grelha, use um escovão de aço, esfregando para remover a gordura. Em seguida, passe uma esponja com sabão neutro ou detergente para remover o restante antes de enxaguar. O uso de água morna facilita a remoção dos resíduos.

Caso não seja possível lavar imediatamente, a dica é deixar a grelha de molho em um recipiente com água e vinagre (de vinho branco ou de álcool) por um dia. Isso faz com que a gordura mais pesada se solte facilmente. Depois, lave a grelha normalmente com detergente ou sabão neutro e água morna.

Veja abaixo o quadro que fizemos comparando as vantagens e desvantagens da Grelha X Espeto:

QUADRO COMPARATIVO

Grelha

Espeto

Perfura a carne Não X Sim
Mantém os sucos Totalmente X Parcialmente
Assar vegetais Mais fácil X Mais difícil
Assar pães e linguiças Mais difícil X Mais fácil
Achar o ponto da carne Mais fácil X Mais difícil

This Post Has 2 Comments

  1. Vitor

    Frescura ! Gaúcho faz churrasco no espeto, quem sabe assar acha o ponto da carne no espeto na grelha onde for, usar grelha é coisa de modinha.
    Assar carnes nobres é a coisa mais fácil do mundo, quero ver assar uma costela minga no espeto, ponta do peito e assim vai.

    1. Entre Rios

      Oi Vitor,

      Agradecemos a tua contribuição! Cada um tem sua forma de assar, o mais importante é reunir os amigos e aproveitar o momentos em volta do fogo!

      Abraços

Leave a Reply