As diferenças entre Entrecot e Contrafilé

As diferenças entre Entrecot e Contrafilé

Contrafilé e Entrecot são cortes semelhantes, pois um é a continuação do outro. Ambos estão no quarto traseiro do boi e, normalmente, são trabalhados de maneira parecida. O Contrafilé também é conhecido como Bife de Chorizo, tradicional nas parrillas argentinas e uruguaias. Já o Entrecot leva outros dois nomes: Filé de Costela e Bife Ancho.

O ideal é que os cortes de Entrecot sejam preparados em grelhas, com fogo forte e bom braseiro, principalmente. O melhor modo de preparo é cortar a peça em medalhões, com aproximadamente dois dedos de largura. Isso faz com que a carne fique ainda mais suculenta. Já o Contrafilé pode ser cortado em tiras. Coloque sal a gosto para temperar, pode ser usado tanto o sal fino quanto o sal parrillero, que é um pouco mais grosso do que o tipo tradicional. Para não haver dúvidas, preparamos um texto explicando qual é o melhor tipo para sal usar no churrasco.

Para que fique ainda mais saboroso, o Contrafilé deve ser servido mal passado ou, no máximo, ao ponto, quando a carne está rosada por dentro e mais cozida nas extremidades. Quando servido em um ponto mais passado, a carne perde muita suculência e sabor. Porém, o bife ancho, por ser mais macio, pode ser servido ao ponto e ainda assim ser suculento, o corte pode influenciar nisso. Como sugestão de tempero, para fugir do comum, o Alecrim pode ser uma boa pedida para dar um toque especial, e deve ser colocado em cima do medalhão, quando a peça já estiver no fogo.

Veja exemplos dos cortes:

 

Preparamos um quadro para ilustrar melhor as diferenças explicadas no texto. Confira abaixo:

Quadro comparativo com as diferenças entre Entrecot e Contrafilé

comparação das diferenças entre contrafilé e entrecot

Acompanhe mais detalhes em nosso vídeo! E não esqueça de se inscrever no canal para receber mais dicas e barbadas para um assado de qualidade!

Gostou do vídeo e quer ter a Dame Dos no teu churrasco? Então entre em contato conosco!

4 Comments
  • Renato
    Posted at 17:36h, 12 janeiro Responder

    Muito bom! Postem mais sugestões, assim vou aprendendo!
    Abraços!

  • Guia do Churrasco
    Posted at 21:07h, 25 novembro Responder

    Fala pessoal!

    Que site SENSACIONAL, é difícil encontrar bons sites com informações de qualidade quando o assunto é churrasco.

    Estávamos aqui buscando alguns sites para possíveis parcerias futuras e o de vocês é de longe o mais bem organizado, bonito e com conteúdo relevante.

    Forte abraço!

    • Entre Rios
      Posted at 10:50h, 27 novembro Responder

      Bom dia pessoal,
      Agradecemos o elogio. Entramos no site de vocês e também achamos muito bom!
      Se tiverem interesse em evoluir para alguma parceria estamos à disposição pelo e-mail: damedosassados@gmail.com ou ainda contato@damedosassados.com.br.
      Obrigado e uma ótima semana.

  • DAVID
    Posted at 11:03h, 24 maio Responder

    OBRIGADO PELO ESCLARECIMENTO GOSTEI E MUITO…

Poste um Comentário