You are currently viewing Churrasqueira, parrilla ou tonel: onde assar o meu churrasco?

Churrasqueira, parrilla ou tonel: onde assar o meu churrasco?

Citamos as vantagens e desvantagens para você escolher o seu preferido

Quando falamos em assado, normalmente pensamos em uma churrasqueira tradicional com espetos para executar o processo. Como já falamos no texto Grelha ou espeto? Saiba qual o melhor, usamos grelhas, seja qual for o espaço para operar. E agora vamos falar sobre as diferenças entre churrasqueiras, parrillas e tonéis.

Comecemos falando sobre churrasqueiras, mais comum para os brasileiros. Consideramos ideal uma que seja mais rasa, com aproximadamente dois tijolos tradicionais de fundura e que tenha chaminé com boa abertura para que a fumaça não saia. O tamanho da boca também é importante, mas deixamos em terceiro plano em relação aos dois itens citados anteriormente.

É necessário ter atenção na hora de alimentar o fogo nas churrasqueiras, especialmente por causa da perda de calor. Mesmo que esteja quente, quando se coloca grande quantidade de carvão em cima do fogo, por exemplo, ele perde força por alguns minutos, o que pode ser prejudicial ao assado. Uma boa alternativa é utilizar sempre lenha no canto da churrasqueira, arrastando as brasas para baixo das grelhas. Para esse processo, é bom que a churrasqueira não seja tão profunda. Um ponto que consideramos positivo das churrasqueiras é a possibilidade de trabalhar com diferentes alturas.

Se tivermos escolha, optaremos pelas parrillas para fazer um assado. Tradicionais na Argentina e no Uruguai, elas são excelentes para manutenção do fogo e do calor. Como se alimenta frequentemente o fogo para criar brasa, a parrilla fica sempre quente e não perde calor. Quando que possível, utilizamos uma variação de lenhas para ampliar cheiros e sabores na carne. O mesmo vale para parrillas móveis.

Por fim, os tonéis, que são muito práticos e úteis. Por serem de ferro, os tonéis ficam muito quentes e facilitam o trabalho. É possível utilizar lenha e carvão, mas sugerimos que seja feita uma boa base com carvão. Nesse caso, assim como nos demais, utilizamos grelhas para assar. E sempre vale destacar o preço do tonel, que é bastante acessível.

 


Leave a Reply