You are currently viewing Aprenda a melhor maneira de assar a picanha

Aprenda a melhor maneira de assar a picanha

Se tu seguires as nossas recomendações, terá um pedaço de picanha macio e suculento

 

Quando se fala em churrasco, especialmente no Sul e no Sudeste do Brasil, se fala imediatamente em picanha. Corte nobre, é um clássico na maioria dos restaurantes e ainda é muito pedido em eventos corporativos e celebrações particulares. Localizada na parte traseira do animal, a picanha é a continuação da alcatra. Vamos falar sobre as duas maneiras que gostamos de assá-la: inteira ou em medalhões.

Antes de espetar e correr para a churrasqueira, é muito importante atentar para um detalhe que muita gente não sabe. Mas como estamos aqui para desvendar todos os segredos do universo da churrascada, vamos te contar!

Na hora de selecionar o corte, além de obviamente buscar a carne de melhor qualidade, é interessante que a peça não tenha mais do que um quilo e duzentos gramas. Caso seja maior, possivelmente não será uma peça de bom nível, especialmente no que diz respeito à maciez e gosto.

Dito isso, agora vamos te ensinar a assar a picanha tanto inteira quanto em medalhões. Seguindo as nossas recomendações, tu terás um churrasco delicioso.

Picanha inteira:

Para assar a picanha inteira, deve-se sempre colocar a gordura para cima no início do processo. Gostamos de trabalhar com braseiro forte, para assar e dourar a carne sem correr o risco de tostar. Quando estiver devidamente dourada a parte da carne, basta colocar a gordura para baixo para terminar de assar. No caso da picanha inteira, cortamos a peça em pedaços mais finos. Para manter a suculência, gostamos de servir mal passada ou ao ponto para menos.

Picanha em medalhões:

Quando trabalhamos com medalhões, que é a nossa maneira favorita de assar a picanha, sempre cortamos os pedaços com dois dedos de largura. Dessa forma, também utilizamos braseiro forte e bastante calor. Por ser uma carne com boa camada de gordura, trabalhar em três tempos é uma boa maneira de atingir o melhor ponto e deixar a gordura toda dourada. Também servimos mal passada, mas cortada em pedaços pequenos, na horizontal.

Leave a Reply