You are currently viewing 5 vegetais perfeitos para acompanhar o churrasco

5 vegetais perfeitos para acompanhar o churrasco

Os vegetais são uma excelente opção de acompanhamento nas parrillas. Há uma grande diversidade de vegetais que podem ser assados e que ficam muito saborosos. Além de serem de fácil execução, os vegetais combinam com todos os cortes. Vamos falar de cinco vegetais em especial, que são os que mais gostamos de trabalhar: abobrinha, batata, cebola roxa, pimentão amarelo e pimentão vermelho.

A abobrinha é bastante simples de executar. Basta cortá-la em tiras, ao cumprido, e temperar com azeite e sal, quando ela já estiver na grelha. É ideal que a trempe esteja bem quente, para dourar o vegetal e deixar bem assado. Colocar pimenta a gosto também é uma boa opção de tempero. A abobrinha fica extremamente saborosa e suculenta quando feita na grelha. Esse mesmo processo da abobrinha deve ser feito com a cebola roxa. É só descascar, cortar em rodelas e seguir os mesmos passos.

Nós trabalhamos a batata de duas maneiras: cortamos ao comprido e fazemos chips ou assamos inteira, para fazer batata ao murro. As duas maneiras são fáceis de executar. Para fazer os chips, basta cortar a batata (também cortamos ao comprido) e temperar em um recipiente com alecrim, azeite de oliva, pimenta e sal. Em seguida, levar à grelha com fogo forte para assar, tendo labaredas de preferência. O ponto certo é quando já tiver uma casquinha em volta da batata e ela estiver dourada. A batata ao murro é ainda mais simples, pois basta assá-la inteira. Quando estiver mole por dentro, está pronta para ser cortada, amassada e temperada com azeite de oliva e sal. Se a casca estiver com aspecto de queimada, não há problema, pois contribui no sabor.

Os pimentões amarelos e vermelhos são assados da mesma forma, no entanto, gostamos de mudar o recheio deles. O processo básico é o mesmo: basta abrir o pimentão ao meio e assar primeiro a parte de dentro. Depois é só virar e rechear à vontade. A nossa dica é rechear o vermelho com queijo gorgonzola. Não é necessário colocar azeite e sal, pois o gorgonzola é suficiente. O provolone também combina bem, mas preferimos usar ele com o amarelo, e aí é válido colocar orégano e temperos a gosto. Também gostamos de rechear os pimentões com ovo. Além de colocar queijo, é só estalar um ovo em cima e colocar sal e pimenta.

Uma dica válida para todos os vegetais está relacionada à “aparência” deles. É interessante tostar os vegetais, o que não significa queimá-lo. Servir o vegetal tostado ou “sapecado” significa que ele estará bem assado, em um ponto correto e muito saboroso. Quando se usa uma trempe parrillera na churrasqueira, por exemplo, é valido utilizar lenha para levantar labaredas. E o fogo pode chegar no vegetal, basta controlar. Outro conselho importante quando se usa queijo como recheio, especialmente gorgonzola: ao baixar o vegetal, é válido deixar ele descansando de três a cinco minutos para o queijo não ficar líquido.

 

QUADRO COMPARATIVO

  Abobrinha Batata Cebola roxa

Pimentão

Modo de servir Em tiras Inteira ou em chips Em rodelas Duas metades
Ponto ideal Tostado Ao ficar dourada Tostado Tostado
Onde assar Grelha Grelha Grelha Grelha
Tempero Azeite e sal Alecrim

Azeite de oliva

Pimenta

Sal

Azeite e sal Gorgonzola

Provolone

Orégano

Ovo

 

Leave a Reply